Voltei das férias com o desafio de escrever mais um artigo sobre habilidades e dificuldades para expor ideias, falar em público, encantar pessoas com nossas palavras e ter uma boa argumentação. Curioso que após um período prolongado de descanso, as ideias também ficam distantes, parecem difusas e quase inexistentes. Até que decidi começar a leitura de mais um livro da pilha que repousa sob a mesa da cabeceira: TED TALKS – o guia oficial do TED para falar em público.

Nós brasileiros somos mestres em driblar crises, somos versáteis, temos perfil empreendedor. Mas muitos ainda não sabem o que fazer com a revolução provocada pelas mídias sociais. A facilidade para falar passou a ser definidora de posições na esfera social.

Ajudar pessoas não só a lidar com a imprensa, mas a desenvolver padrões funcionais de comunicação dentro das corporações, de maneira a criar ambientes harmoniosos, combater a fofoca, minimizar os efeitos de climas organizacionais que interferem negativamente nos resultados. Esses são  os maiores benefícios de um Coaching de Comunicação.

Afinal, o que é ter cerimônias? Uma das definições possíveis associa a palavra etiqueta, protocolo, conjunto de regras e maneira de proceder que denota uma relação de formalidade entre as pessoas.