Mira Graçano: uma história marcada pela determinação

A jornalista Mira Graçano nasceu em uma pequena cidade do interior de Minas Gerais: Barroso, ao lado de Tiradentes e São João Del Rei. Ainda adolescente, descobriu o amor pelas apresentações em público e começou a participar dos mais diversos eventos na cidade. A experiência de vida difícil, trouxe resiliência e determinação. Perdeu o pai quando estava com 9 anos e viu a mãe sair de casa para trabalhar e sustentar os seis filhos pequenos.

Mira decidiu, desde então, que buscaria um futuro diferente. Queria escrever, falar para grandes públicos, vencer as próprias limitações. O primeiro grande desafio foi partir para Cuiabá- MT, aos 14 anos, para cuidar de duas crianças em “troca” dos estudos em um bom Colégio. Assim, conseguiu entrar na Universidade Federal de Juiz de Fora-MG, onde cursou Jornalismo. Em 1989, com diploma nas mãos e muitos sonhos na cabeça, chegou em Curitiba e disse a si mesma quando pisou na: “aqui eu deixo de ser Mirinha, vou fazer carreira e me tornar a jornalista Mira Graçano”.

Em 26 anos de carreira jornalística Mira Graçano foi repórter, editora e apresentadora nas principais repetidoras de televisão do país: TV Globo, TV Record, TV Bandeirantes, SBT, Rede OM, TV Educativa. Foram 16 anos atuando como âncora da repetidora da TV Globo no Paraná, além de compor a equipe de âncoras da Rádio CBN em Curitiba.

Atualmente Mira Graçano é Consultora de Comunicação e Coach. Além dos processos de Coaching individual e em grupo, sua empresa – Mira Graçano Comunicação – ministra treinamentos nas mais diversas empresas, nas áreas de

Media Training e Comunicação de Impacto para falar em público. A empresa também produz vídeos corporativos e cerimoniais.

Mira é professora do Isae/FGV e já ministrou cursos de Pós Graduação em diversas instituições, como Universidade Positivo e Unibrasil. Tem Mestrado em Sociologia pela UFPR, MBA e especialização em Sociologia Política.

Mira Graçano