Por que você precisa Falar em Público
Já vamos de pronto responder esta pergunta: porque não basta ser capaz, é preciso parecer capaz e expresser isso de forma assertiva. A Associação Norte-Americana de Administração pediu a 2 mil dirigentes e executivos para classificarem as habilidades essenciais no atual ambiente de trabalho. Imagine o que a maioria respondeu? Acertou quem disse a habilidade de comunicação. Aqui entre nós, quantos gestores já cruzaram seu caminho e mostraram baixo desempenho para falar em público? As desculpas eram as mais variadas : fulano é reservado, não tem tempo para conversar com a equipe, etc, mas o fato é que muitos profissionais carregam uma insegurança enorme na hora de falar em público.
No caso de profissionais mais analíticos o problema é ainda maior. Basta avaliar a performance de boa parte dos engenheiros, contabilistas, profissionais de áreas de tecnologia ou mesmo escritores e advogados. Atualmente a habilidade de falar em público é tão relevante que os candidatos a determinadas vagas de emprego costumam ser convidados a fazer uma pequena palestra, como parte da avaliação. Ou seja, não temos saida – temos que ser bons oradores, falar com autoridade, com segurança, sem medo de parecer acuado ou arrogante. A especialista em carreira Lindsey Pollack afirma que “é muito raro encontrar alguém que reúna habilidades técnicas e de comunicação verbal. Você será muito melhor do que seus colegas se conseguir associar as duas”.
E por que é tão comum o medo de falar em público? Por que tantas pessoas se desestabilizam quando precisam conduzir reuniões, apresentar projetos, fazer palestras, converser com pessoas de níveis hierárquicos mais elevado, enfrentar uma entrevista ou uma prova oral? Porque queremos ser aprovados, não sabemos lidar bem com as frustrações, buscamos a perfeição, queremos agradar e mostrar que somos capazes. Tudo isso é importante, desde que não limite nossas ações. Alguns palestrantes enfrentam meses de treinamento para participar do Ted Talk. Eles não sucumbem diante do desafio e podem, assim, compartilhar suas teses para milhares de pessoas ao redor do mundo.
Vencer a insegurança de falar em público começa pelo treino sucessivo. É preciso usar o nervosismo a seu favor, transformando o desconforto em estado de atenção. Estude seu conteúdo, faça um recorte do assunto, evite falar de vários aspectos do tema , sem se aprofundar em nada. A preparação adequada pode diminuir até 70% seu estado de nervosismo. Faça um exercício mental para substituir pensamentos negativos a seu respeito em pensamentos positivos. Literalmente substitua as frases e fale para si mesmo: “eu sou um bom orador. Eu farei uma excelente apresentação”. Acima de tudo, não espere se achar pronto. Fale, avalie, corrija a rota e fale outras vezes. Em pouco tempo você estará diante do público, sem sequer sentir frio na barriga.